Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia


A escola tem como filosofia oferecer educação profissional e tecnológica, com vistas à formação de recursos humanos para suprir às demandas locais e regionais, qualificando, requalificando, re - profissionalizando e habilitando jovens e trabalhadores em geral, tendo como princípios o desenvolvimento de valores, atitudes e o aprimoramento de habilidades e competências para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e sua inserção no mundo do trabalho.

Através da Lei Complementar n° 374, de 15 de Dezembro de 2009 e do Termo de doação celebrado em maio de 2010, entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e o Governo do Estado de Mato Grosso, o Centro Tecnológico Fundação Rio Verde passou a ser mantido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC, órgão  responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, composto pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia,  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), sendo criada a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde, situada na Avenida Universitária s/n°, Bairro Bandeirantes, no Município de Lucas do Rio Verde.

No primeiro semestre de 2011, após recompor a equipe administrativa, permanecendo no aguardo de algumas finalizações de nomeação de membros da equipe pedagógica e da contratação do corpo docente, foram iniciadas as atividades escolares com o objetivo de dar continuidade aos projetos planejados para o ano corrente.

Para oferecer os Cursos Técnicos de Nível Médio planejados pela gestão anterior, foram retomados os processos e reencaminhados à SECITEC as CI’s solicitando mudança de Laboratório de Informática, contratação de professores, aquisição de Ar Condicionado, acervo bibliográfico específico para os cursos, aquisição dos computadores para o laboratório de Informática, aquisição de cadeiras para salas de aulas e reforma da estrutura física do prédio, contemplando a mudança de salas de aulas e biblioteca.

Também foi necessário realizar o cadastro da Instituição no CREA, bem como cadastrar o Curso Técnico em Agropecuária encerrado em 2010.

Nos dias 15, 16 e 17 de março de 2011, a Escola recebeu a comissão verificadora do CEE /MT composta pela Conselheira Luiza Helena Rodrigues e os técnicos Edemir Sena, Genilson Gabriel Ferreira e Flávia Garcia da Silva Neiva, para a visita “In Loco”, referentes aos cursos técnicos em Informática, Recursos Humanos e Segurança no Trabalho.

Para autorização e credenciamentos dos cursos técnicos em Agropecuária, Agronegócio e Agricultura, a Visita “In Loco” foi realizada nos dias 13,14 e15 de Abril de 2011, pela Comissão composta pelos Verificadores Lucirdes Dias Ferreira, Ismael de Barros Rocha e Alício Nunes Domingues e pelo Técnico do CEE/MT Edvaldo de Araújo.

Outra providência importante e necessária foi a busca de empresas dispostas a firmar parcerias a fim de oferecer campo de estágio para os alunos da Escola Técnica, sendo que, no momento está consolidado a parceria com a SADIA S/A,ENGEBEL, COFFY Contabilidade e Assessoria LTDA,Fundação Rio Verde e permanece em  andamento os processos com a FIAGRIL LTDA., entre outros que ainda estamos buscando. 

Com o objetivo de utilizar melhor o espaço físico, respondendo à tarefa de atender a comunidade, durante o tempo de espera da aprovação dos cursos técnicos pelo CEE/MT, foram planejados e oferecidos os cursos FIC’s em Informática Básica e Avançada, Técnicas de Vendas, Assistente de Administração e Assessoramento Gerencial e Secretariado, desenvolvidos nos meses de maio e junho de 2011. E oferecidos os cursos FIC`s Auxiliar de Almoxarifado e Ensino da Escrita e Comunicação nos meses de julho e agosto de 2011.

Os Cursos técnicos em Informática, Recursos Humanos e Segurança no Trabalho foram aprovados em junho/2011, iniciando o processo seletivo no mesmo mês, oferecendo 200 vagas. E em julho/2011 foram aprovados os Cursos Técnicos em Agropecuária, Agronegócio e Agricultura, sendo o processo seletivo iniciado em agosto de 2011, oferecendo 160 vagas. Até o final de 2013 estaremos com 6 cursos técnicos funcionando com todo vapor.

A Escola Técnica da SECITEC em Lucas do Rio Verde, vem buscando apoio e parcerias da comunidade em geral para que possamos continuar oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada, atendendo a demanda do município de forma eficiente e eficaz.

 

 

Silval da Cunha Barbosa

Governador do Estado de Mato Grosso

 

Eliene Jose de Lima

Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia

 

Rita Francisca Gomes Bezerra Cassab

Superintendente de Educação profissional e Tecnológica.

 

Silvania Geller

Diretora da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnologia de Lucas do Rio Verde



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!